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Prezados Leitores,

É com muita alegria que, hoje, a Sociedade Gaúcha de Coaching (SGC)  e Sociedade Gaúcha de Mentoring (SGM) iniciam uma jornada semanal com vocês, escrevendo sobre o que há de mais atual em termos de gestão, carreira, coaching e mentoring. Desejo que você aproveite o conhecimento e as dicas que daremos nessa coluna para fazer a sua carreira e a sua liderança decolar.

Para começar, quero lhe fazer uma pergunta: De que forma você vê o seu currículo? Se você é daqueles que encara o “cv” apenas como um aglomerado de informações sobre a sua experiência e formação e não está conectado nas tendências de como confeccioná-lo de forma excepcional, você encontra, aqui, uma oportunidade de expandir seu olhar, sua opinião.

O seu currículo é você e você é a sua “marca”, isso mesmo, você é uma marca e quanto mais valor agregado essa marca têm, mais valorizada ela será no mercado de trabalho. Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda não se deram conta disso, pois a quantidade de cvs que recebo mal redigidos e mal elaborados é enorme.

Com a disseminação das redes sociais, a nossa marca deve estar disponível para que as pessoas possam acessá-la livremente, mas aí é que “mora” o perigo, pois muitos profissionais ainda pensam que em termos de carreira ou profissão há uma separação entre o público e o privado e não é mais assim.

Todos sabemos que as empresas acessam as redes sociais para buscar mais informações sobre o candidato a determinada vaga e dependendo daquilo que você posta, das fotos que aparece e dos seus gostos, você está fora!

Como fazer então? Aconselho sempre os meus alunos a fazerem a seguinte pergunta para si mesmos: “ Se eu fosse um recrutador ou alguém procurando por serviços, gostaria de ver o que está nas minhas redes sociais? Se a resposta for sim, vá em frente. Se a resposta for não, mude imediatamente.

Para que a sua “marca” seja vista, crie e inove na forma de elaborar e passar as suas informações. Hoje já temos o “vídeo cv”, uma forma diferente de se apresentar ao mercado e que tem feito enorme sucesso. É claro que você deve se sentir à vontade para enfrentar uma gravação e em poucos minutos dar o seu recado.

Hoje, o seu cv e as mídias sociais se fundem em uma fonte de informações para quem deseja conhecê-lo. Então, capriche nas informações sem poluir, seja objetivo e, principalmente, verdadeiro.

Para finalizar, darei duas dicas de livros que tem tudo a ver com o FOCO desse artigo:

O primeiro deles é Personal Branding, do meu amigo e um dos principais especialistas em marcas e “branding” do país, Arthur Bender que, inclusive, eu tive a oportunidade de entrevistar no meu programa, o Business RS, há pouco tempo ( https://www.youtube.com/watch?v=Sg67HpqgWHY&t=353s ). Em Personal Branding- Construindo sua marca Pessoal, ele propõe uma discussão importante sobre a criação da sua marca pessoal. Com comparações práticas às regras do marketing, mostra que é possível a qualquer pessoa criar e fortalecer a sua marca pessoal, e tornar-se único em um mercado tão competitivo. Basta saber onde você quer chegar.

O outro livro é obtendo o Máximo do Linkedin. Esse livro não deve ser lido como uma obra de “cabeceira”, deve ser lido com o computador na frente e o seu perfil no Linkedin aberto. Ele guia você, passo a passo, para explorar todas as ferramentas e acessórios que este poderoso site possui. O livro cobre todas as possibilidades, os objetivos e as necessidades que você possa ter tanto em sua empresa como em sua vida pessoal e profissional. Fica então por sua conta colocar o maior site de networking profissional do planeta para funcionar a seu favor e de seu negócio. O Linkedin não é apenas um site de networking profissional e para procurar um emprego. Se você souber maximizar o seu potencial, o Linkedin pode ajudá-lo a conquistar virtualmente qualquer meta relacionada a negócios.

Lembre-se: Eu sou uma marca! O que posso fazer para torná-la mais atrativa?

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